Bolo de framboesas e chocolate com calda de brigadeiro | Across the Universe

Dia dos Namorados é aquela data emblemática: todo mundo que tem se sente na obrigação de demonstrar o amor que sente pelo companheiro – o que acho validíssimo, por sinal – e que não tem fica na maior deprê. Para combater esses ânimos tão extremos, trouxe para vocês um filme lindo com uma receita incrível de doce, que é para agradar a quem se ama ou passar uma noite deliciosa, comendo gordice e sendo feliz.

O filme nem todo mundo conhece, mas quem conhece não esquece, já diria a velha rima. Dirigido por Julie Taymor, Across the Universe é um musical contemporâneo, que usa somente músicas dos Beatles para construir o roteiro – que, diga-se, é coerente e sabe encaixar perfeitamente os momentos das canções.

Mas nem só de músicas vive o filme. Há diálogos, conversas profundas, permeadas pelos questionamentos amorosos que o quinteto de Liverpool fez durante sua carreira. A maioria das músicas é cantada pelos atores Jim Sturgess e Evan Rachel Wood (que, além de afinados, têm vozes extremamente musicais) e foram levemente adaptadas, mas fazem relação direta com a história. E é sempre um prazer ver um roteiro redondinho, coeso, com ótimas atuações e uma trilha sonora matadora como essa.

São só clássicos que estouram nas nossas cabeças como hinos ao amor, à vida, à busca pela felicidade e tudo o que há de mais positivo nesse mundo. É um filme incrível, capaz de levantar qualquer espírito depressivo – e fica a sugestão para os solteirões de plantão. Não tem como ficar triste aqui.

É emocionante, alto-astral e me tocou profundamente. Não sou a mais conhecedora fã de Beatles que existe, mas sempre curti as músicas. Só de lembrar de algumas cenas fico com os olhos marejados, pensando em como um filme, ainda mais um musical, é capaz de tocar nossas vidas, fazer tudo ficar mais leve e bonito. Desculpem o sentimentalismo, mas gente, que que eu posso fazer? All we need is love 🙂

Agora sobre o petisco de hoje. O bolo de framboesa com calda de brigadeiro agrada multidões: molhadinho, com pedaços de fruta azedinha e chocolate, doce na medida certa – nem muito, nem pouco. Tirei a receita da internet, de um site que visito sempre, mas mudei algumas coisas. O original leva uma calda de buttercream (que eu já usei nesses cupcakes), mas, como o pessoal não é muito fã das coberturas amanteigadas, decidi que substituiria por uma bem mais brasileira (e, honestamente, bem mais gostosa): brigadeiro

O resultado é divino. Digo para você, leitor, que foi dos melhores bolos que já fiz! Claro que alguns problemas de falta de utensílios complicaram um pouco minha vida. Como tinha só duas formas do mesmo tamanho, tive de fazer três fornadas de massa, esperar esfriar e todo aquele processo. Mas mesmo com todo esse perrengue, demorei 3h para fazer tudo. Quem tiver três formas iguais vai fazer voando – e quem quiser dividir a receita em três para fazer uma camada só, tá podendo!

Ah, e vale sempre a dica: está na dúvida quanto às medidas, pese na balança.

BOLO DE FRAMBOESAS E CHOCOLATE COM CALDA DE BRIGADEIRO

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de preparo do recheio: 15 minutos
Tempo de forno: 30 minutos

Tempo total: 45 minutos

Ingredientes

Massa:
3 e ¼ xícaras (405g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
colher (chá) de sal
1 xícara (230g) de manteiga, derretida e fria – eu usei 200g
1 e ¾ xícara (350g) de açúcar granulado
2 ovos grandes à temperatura ambiente
2 xícaras (480 ml) de buttermilk*
1 e ¼ (155g) de framboesas – usei congeladas
¾ xícara (135g) de pedaços de chocolate 70%

Cobertura:
2 latas de leite condensado (se for fazer um bolo menor, use 1)
2 colheres (sopa), cheias, de cacau ou chocolate em pó
2 colheres (sopa), cheias, de manteiga

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma, duas ou três formas de 20cm de diâmetro (quantas você tiver/quiser hahaha!). Para o bolo, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela grande e reserve. Derreta a manteiga no micro-ondas (pouquinho, sem deixar queimar) e reserve.

Na tigela da batedeira, misture os ovos e o açúcar até formar uma massa fofa e clara. Adiciona o buttermilk e bata mais. Adicione devagar os ingredientes secos nos ingredientes líquidos, até que a massa fique homogênea. Adicione, por fim, as framboesas inteiras e o chocolate e misture tudo com uma espátula, gentilmente, para não destruir as frutas.

Divida a massa na quantidade de assadeiras que tiver e leve ao forno por 30 minutos, aproximadamente – ou até que, inserindo um palito de dentes no centro da massa, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Depois, deixe esfriar completamente sobre uma gradinha ou prato.

Já para o brigadeiro mole, misture o leite condensado, chocolate ou cacau em pó e a manteiga numa panela e misture bem antes de levar ao fogo. Leve a fogo baixo mexendo sem parar até ferver e desgrudar do fundo da panela. Depois, passe uma camada ou duas do brigadeiro na primeira capa do bolo e cubra com a outra.

Novamente, passe uma camada e cubra com a capa final. Jogue o brigadeiro restante por cima, decore com as framboesas restantes e alguns chips de chocolate, se quiser. Pode ficar fora da geladeira até ser consumido mas, depois de cortado, leve à geladeira em um pote hermeticamente fechado por até uma semana.

*Para fazer buttermilk, coloque 240ml de leite à temperatura ambiente (pode ser integral ou semidesnatado) e 1 colher (sopa) de suco de limão e aguarde 10 minutos para empelotar.

Beijos, e até o próximo post
🙂

Receita via Sally’s Baking Addiction

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s