Bolo de cenoura com calda de chocolate | Uma Cilada para Roger Rabbit

Antes de começar o post, queria pedir desculpas pela ausência sem explicações do blog. Mas quem me conhece pessoalmente sabe que eu estava passando (e ainda estou) por uma fase maravilhosa – e exaustiva – na minha vida: a mudança da casa dos meus pais para uma casa nova, com meu marido. Fora a mini reforma que fizemos, é uma loucura a quantidade de coisas que se acumula, que tem de ser deixadas para trás, outras mil que têm de levar e aquelas que você nem sabia que precisava ter antes de mudar. Sem contar que ainda não temos internet.

Mas agora as coisas parecem estar finalmente se ajeitando (a internet ainda não). O fogão funciona, já temos nossas primeiras comidas na geladeira – incluindo as sobras de refrigerante, cerveja e salgadinhos do open house –, travessas, formas, colheres de cozinha. Compramos muitos móveis, mas ainda faltam outros tantos. A intenção é que esse mês consigamos comprar o resto.

Enfim, como a cozinha foi colocada em segundo plano por uma questão estratégica – só posso cozinhar na casa da minha mãe, porque ela tem tudo – pude fazer alguma coisinha no último fim de semana. Aproveitei que abri a casa para alguns amigos e fiz bolo de cenoura com calda de chocolate para celebrar.

E como eles são de cenoura, imediatamente o que me vem à cabeça são coelhos. Mais especificamente, os coelhos de desenho animado que eu assistia quando era criança – sim, eu estou falando do Pernalonga. Infelizmente o único filme que o coelhão da Warner Bros. “atua” não chega nem aos pés do verdadeiro clássico da animação estadunidense. Uma Cilada para Roger Rabbit foi dirigido por Robert Zemeckis – responsável por outros clássicos como De Volta Para o Futuro e Forrest Gump – em 1988 e é um dos mais notáveis filmes de live-action do Cinema.

A história, passada na Los Angeles dos anos 40, conta como os desenhos animados coexistiam com os humanos em uma cidade de estilo noir, e viviam em um bairro chamado Desenholândia, feito especialmente para eles. Acompanhamos Eddie Valiant, um detetive que passou a odiar os cartoons desde que um deles matou seu irmão. Ele acaba sendo contratado pelo famoso coelho de desenho Roger Rabbit – estrela dos curtas da Maroon Cartoons – que desconfia que sua bela esposa, Jessica, está tendo um caso com Marvin Acme – dono da Acme Company e da Desenholândia. Quando Acme aparece morto, Roger é apontado como principal suspeito do homicídio, e o único que pode realmente livrá-lo dessa é Eddie.

Mas Eddie está longe de ser um detetive exemplar: alcóolatra, maltrapilho e de muita má vontade para com Roger, Eddie é praticamente obrigado a esconder o coelho da justiça quando a intenção do juiz Doom é eliminá-lo completamente. Conforme o caso se torna mais complexo, o detetive mergulha na história de Roger e ganha coragem para finalmente ajudá-lo.

O curioso do longa, além da interação entre desenhos e humanos (ovações aos atores!), é o próprio roteiro que, ousado, não teme entrar em temas mais sombrios somente por contar com desenhos animados. As animações são introduzidas de maneira orgânica e natural; os elementos do filme são usados de maneira a integrar com eficiência em ambos os mundos. Pois, por mais similares que sejam, os desenhos têm regras diferentes do mundo dos humanos, e isso é muito bem explorado.

Divertido, tenso e dramático como um bom filme deve ser, Uma Cilada para Roger Rabbit cumpre as funções de qualquer longa-metragem convencional, e supera as expectativas por contar com elementos diferentes, que são muito bem utilizadas por Zemeckis. E se estiver acompanhado de uma bela fatia do bolo em questão, impossível não rir com as trapalhadas do coelho.

BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Tempo de esfriamento: 30 minutos
Tempo da calda: 5 minutos
Tempo total: 1h15

Ingredientes

3 cenouras
200ml de óleo (usei de milho)
3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
170g de chocolate (usei mesclas ao leite, 50% e 70%)
1 colher (sopa) de mel
100g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma de bolo com furo. Descasque, pique e bata as cenouras no liquidificador até ficarem bem raladinhas. Acrescente o óleo, ovos e açúcar e bata até formar uma massa homogênea.

Como meu liquidificador é ruim, transferi a massa para a tigela da batedeira e acrescentei a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar por pelo menos 3 minutos. Leve o bolo para assar por meia hora, ou até que o palito saia limpo.

Deixe esfriar por mais meia hora, desenforme e faça a calda. Leve a manteiga e o mel para ferver. Jogue por cima do chocolate picado e espere 3 minutos. Depois, misture bem e cubra o bolo com a calda.

Beijos e até o próximo post!
🙂

Receita via I Could Kill for Dessert

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s