Biscoitos de Natal | Operação Presente

Feliz 2015 para todos! 🙂

O Natal já veio e já foi, o ano mudou e aqui tudo continua na mesma. Porque quem tem de mudar somos nós, e não o ano. Certo? Com isso em mente, e ainda naquela nostalgia de uma data tão gostosa – encontrar a família, presentear pessoas queridas e fazer comidas que só se faz nessa época do ano – começo 2015 no blog falando do passado.

Aproveitei o fim do ano para descansar dos posts e da correria de ter de escrever, mas agora estou de volta com pique total para continuar cozinhando muito e vendo ainda mais filmes! E o filme do qual quero falar hoje é uma animação da Sony Pictures – uma das poucas que merecem citações, que não só fala sobre Natal como está inteiramente ambientado no universo natalino.

Operação Presente seria já um filme de sucesso simplesmente por ter uma história coerente e bem contada. Escrito pela também diretora Sarah Smith ao lado de Peter Baynham, o roteiro gira em torno da família Noel e seu centro de operações no Polo Norte. Por gerações, os homens Noel se encarregam de levar presentes às crianças do mundo inteiro.

Prestes a completar sua última missão antes de passar o bastão ao filho mais velho, Steve, o vigésimo Papai Noel conta com uma hoste de funcionários bem treinados e devotos de suas ações: sim, os elfos. Também temos Arthur, o filho mais novo de Noel e seu fã número, que responde apaixonadamente às cartinhas das crianças pelo pai.

Em um ambiente altamente tecnológico, Steve introduziu no mundo dos Noel a mais perfeita ordem. Tudo vai de acordo com o planejado, até que descobre-se que um dos presentes que deveria ter sido entregue naquele dia 24 de dezembro foi deixado para trás. Steve considera isso uma margem de erro, mas Arthur se desespera ao imaginar que uma criança poderá acordar sem um presente debaixo da árvore.

Para concertar o erro do Papai Noel, Arthur parte na missão de entregar pessoalmente o presente à garota. Ao lado do Vovô Noel, que oferece o antigo trenó – hoje, aposentado em troca de uma nave moderna – Arthur enfrenta aventuras e corre contra o tempo para garantir que nenhuma criança deixe de acreditar na magia do Natal.

Criativo, divertido e encantador, Operação Presente tem personagens memoráveis (e adoráveis). Os elfos não surgem como coadjuvantes dispensáveis, mas é como se cada um deles tivesse personalidade em meio à imensidão do centro de operações. Desenvolvidos com tal profundidade, esses personagens fazem com que nos importamos com o final de cada um deles – um final obviamente feliz. Afinal, é Natal!

Para combinar com um filme tão gracinha, decidi fazer duas coisas diferentes, ambas com toques natalinos. A primeira, um biscoito integral de gengibre e canela. Muito simples mas muito gostoso, cheiroso e diferente. Nunca tinha feito biscoitos de gengibre, e adorei! A outra receita, de origem italiana, é um biscotti de amêndoas e chocolate. Esse é um pouquinho mais demorado de fazer, mas igualmente fácil e muuuito saboroso.

BISCOITOS INTEGRAIS DE GENGIBRE E CANELA

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de geladeira: 20 minutos
Tempo de forno: 12 minutos

Tempo de esfriamento: 30 minutos
Tempo total: 1h12

Ingredientes

280g de farinha integral
1 colher (chá) de fermento
10g de gengibre em pó
10g de canela em pó
100g de manteiga
150g de açúcar mascavo
1 ovo
25ml de leite de soja
uma pitada de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 170º. Em uma tigela, peneire a farinha, gengibre, canela, fermento e sal. Forre duas bandejas grandes com papel manteiga e reserve. Aproveite para já bater o ovo.

Na batedeira, bata a manteiga com a mistura de farinha até formar uma farofinha. Misture com o açúcar mascavo e, depois, acrescente o ovo batido. Misture levemente e acrescente a quantidade de leite suficiente para fazer bolinhas.

Faça as bolinhas com as mãos e achate-as nas assadeiras. Leve cada assadeira à geladeira por 20 minutos, e depois diretamente ao forno. Asse por 12 minutos ou até que as bordas comecem a ficar douradinhas.

Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira. Depois transfira para um pote hermeticamente fechado. Os cookies duram mais de uma semana.

BISCOTTI DE AMÊNDOAS E CHOCOLATE
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de geladeira: 20 minutos
Tempo de forno: 20 + 10 minutos (se precisar de uma segunda fornada)

Tempo total: 1h

Ingredientes

50g de manteiga
2 ovos + 1 para pincelar os biscoitos
3 gemas
125g de açúcar
225g de farinha
16g de fermento
125g de amêndoas com pele
¾ xícara de gotas de chocolate
raspas de ½ laranja
uma pitada de sal

Modo de preparo

Comece derretendo a manteiga por 30 segundos no micro-ondas. Enquanto ela esfria, torramos as amêndoas por apenas 10 minutos no forno a 200º (10 mesmo, mais ela ficará torrada demais!). Retire do forno e reserve. Aproveite para também misturar a farinha e o fermento e deixar separadinha.

Na tigela da batedeira, batemos o açúcar, os dois ovos, as três gemas e o sal por mais ou menos 5 minutos ou até que a mistura dobre de tamanho e fique bem clarinha. Misture a manteiga e as raspas da laranja e bata bem. Aos poucos, vamos misturando a farinha com fermento, batendo sempre.

Quando estiver tudo incorporado, misture com uma espátula as amêndoas torradas e as gotas de chocolate. A massa ficará bem pesada. Em uma assadeira grande, espalhe dois blocos grandes de massa de cada lado, formando uma espécie de pão. Se a massa estiver muito mole, leve à geladeira por 20 minutos.

Com as mãos molhadas de água bem fria, molde mais ou menos a massa em formato de barra, pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 190º por mais ou menos 20 minutos, ou até que fiquem douradinhas.

Retire do forno e deixe esfriar 5 minutinhos. Com uma faquinha de serra, corte as barras em fatias e, se ainda estiverem muito molengas por dentro, leve ao forno (150º) por mais 10 minutos. Guardar em um pote ou lata. Também dura uma semana.

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Receita dos biscoitos de gengibre via Passionate About Baking
Receita dos biscottis via Maria Lunarillos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s