Bolo de chocolate com manteiga de amendoim | Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Talvez Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças seja um dos filmes norte-americanos mais aclamados dos últimos tempos. É uma unanimidade. Apostando em uma trama com romance, drama e ficção científica, o roteiro de Charlie Kaufman com o diretor Michel Gondry tem a característica de ser não-linear – ou seja, de contar os fatos fora de ordem cronológica, usando recursos visuais como o flashback para explicar a história.

E a história é sobre o romance de Joel Barish e Clementine Kruczynski, um casal que já se amou no passado. Devido a uma nova tecnologia capaz de apagar algumas memórias selecionadas – como as referentes a uma única pessoa –, Clementine decidiu apagar todas as lembranças que tinha de Joel e da relação que tiveram. Mas Joel não sabe disso. Inconformado com a mudança de atitude da ex-namorada, que finge não conhecê-lo, Joel também decide apagá-la de sua memória.

Durante o processo, realizado durante o sono por operadores da empresa Lacuna (interpretados por ninguém menos que Tom Wilkinson, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Kirsten Dunst), Joel revisita momentos tristes, felizes e outros inventados – que servem para satisfazer nossas emoções mais profundas sem se importar se de fato aconteceram como nós nos lembramos ou se é apenas um jogo de nossas mentes.

O que Joel descobre, no entanto, é que, por mais dolorosas que algumas daquelas lembranças sejam ou por mais que as lembranças felizes façam-no sofrer, ele não quer esquecê-las. Ele não quer esquecer Clementine e o amor que sente por ela. É então que a história começa a fazer sentido – porque, lembrem-se, até aqui é uma mistura de cenas aparentemente desconexas.

Para ajudá-lo na complicada tarefa de montar esse quebra-cabeça psicológico-romântico, o cineasta contou com a ajuda da diretora de fotografia Ellen Kuras e, principalmente, do editor islandês Valdis Óskarsdóttir. Juntos, eles construíram uma narrativa coesa, coerente e verossímil, embora haja diversas pitadas de surrealismo aqui e ali. O uso das luzes, da trilha sonora e dos poucos efeitos especiais também têm um impacto especial no espectador.

Mas o mérito talvez esteja no elenco. Jim Carrey, como Joel, está impecável. Sem caretas, introvertido e com uma imensa carga dramática – que varia sutilmente entre a tristeza e a alegria de reviver os momentos com Clementine –, ele tem certamente uma de suas melhores atuações. Kate Winslet também está excelente como a excêntrica, divertida e intensa Clementine.

Um dos grandes filmes românticos da década, Brilho Eterno… tem a capacidade de nos mostrar como nós enxergamos, entendemos e lembramos de um relacionamento e como tudo isso muda – ou nós fazemos mudar – quando acaba. Nossa memória é, também, um fator decisivo nessa mudança.

Para combinar com esse clássico, precisava de uma receita que fosse doce, tivesse algum segredinho escondido e fizesse uma homenagem – ainda que vaga – ao próprio Jim Carrey, um dos meus atores favoritos desde que sou criança (claro que por motivos totalmente diferentes, como O Mentiroso, Ace Ventura e O Máscara 😛

Por isso decidi que iria fazer um bolo de chocolate com manteiga de amendoim, adaptado do Technicolor Kitchen. Doce, cremoso e fofinho nas medidas certas, a massa fica esponjosa e a cobertura macia, quase um veludo. Mas isso porque usei, ao invés de creme de leite – como a original sugere –, um creme de chocolate feito com leite condensado de soja. Isso mesmo.

E vou falar: que perfeição! O segredinho escondido fica por conta dos amendoins em pequenos pedacinhos, que aparecem ora no meio da massa, ora na cobertura.

BOLO DE CHOCOLATE COM MANTEIGA DE AMENDOIM

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 50 minutos
Tempo de esfriamento: 30 minutos
Tempo da cobertura: 5 minutos
Tempo total: 1h45

Ingredientes

Bolo:
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
½ xícara de água fervente
300g de farinha de trigo
1 e ½ colheres (chá) de fermento em pó
185g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e ½ xícaras de açúcar cristal
¼ xícaras de manteiga de amendoim com pedaços
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara de leite de soja
uma pitada de sal

Cobertura:
1 lata de leite condensado de soja
200g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) generosa de manteiga de amendoim em pedaços

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma redonda de mais ou menos 25 cm de diâmetro. Forre com papel manteiga e unte o papel manteiga também e reserve.

Esquente a água até ferver e, em um potinho separado, misture com o cacau em pó até dissolver. Deixe esfriar por 10 minutos. Enquanto isso, em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento e o sal.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Junte a manteiga de amendoim e bata mais. Coloque os ovos, um a um, batendo sempre a cada adição. Adicione a baunilha e o cacau dissolvido.

Em velocidade baixa – para não avoar tudo – misture os ingredientes secos e o leite de soja, alternadamente (comece e termine com os secos). Transfira a massa para a forma preparada e asse por mais ou menos 50 minutos ou até que, espetando um palitinho, saia limpo.

Deixe esfriar por meia hora na forma e, só então, desenforme com cuidado. Retire o papel manteiga e transfira para um prato de bolo, deixando esfriar completamente.

Enquanto esfria, faça o creme de chocolate: em uma panelinha, derreta o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas) e misture com o leite condensado de soja e a manteiga de amendoim. Mexa com uma colher de pau até incorporar completamente. Como o meu ficou um pouquinho grosso, dissolvi com 3 colheres de sopa de suco de laranja (mas pode ser leite de soja também).

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Receita via Technicolor Kitchen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s