Mini bundts de manteiga e brownie | Ondas do Destino

Sei que os últimos posts têm falado sobre filmes gostosos, leves, divertidos e que acalentam o coração. Acho que está na hora de falar de algo mais pesado, mais trágico. É hora de falar de Ondas do Destino, desses que dão apertos no coração – mas que são tão bons que não conseguimos parar de ver. Mas sou meio suspeita para falar do cineasta Lars von Trier: gosto de praticamente de tudo que ele já fez.

Esse filme, em particular, é definitivamente um de seus melhores. Parte da Trilogia do Coração de Ouro (que ainda têm o belíssimo Dançando no Escuro e o interessante Os Idiotas), conta a história da doce Bess McNeil e seu processo de perda da inocência. Vivendo em uma pequena aldeia extremamente religiosa no norte da Escócia, ela se apaixona pelo dinamarquês Jan Nyman, operário de uma plataforma petrolífera.

Os dois se casam e fazem juras de amor durante o breve período em que Jan passa em casa. Quando ele retorna à plataforma em alto-mar, Bess reza fervorosamente, pedindo que seu marido volte rápido e inteiro. Mas o deus para qual Bess suplica não lhe atende, pois Jan retorna com uma tetraplegia causada durante um acidente. Incapacitados de disfrutar de relações sexuais, Jan pede à chorona Bess que tome outros homens e depois lhe conte como foi.

Numa tentativa absurda – porém realista – de satisfazer os desejos de seu marido incapaz, Bess muda completamente suas atitudes, antes recatadas. Ela passa a doar seu corpo a todos os homens com quem encontra, acreditando que está agindo de acordo com as vontades de Deus para curar seu marido. No entanto, conforme os dias passam, ela se afunda em um estilo de vida considerado depravado para os conservadores à sua volta. E Jan, que deveria estar mostrando sinais de melhora, está cada dia mais infeliz.

Um drama intenso, com excelentes atuações dos protagonistas, vividos por Emily Watson e Stellan Skarsgård e uma trama inesquecível. Uma história marcante e triste, mas muito bem contada. E embora seja de um diretor conhecido por não ser convencional, Ondas do Destino nos toca pela profundidade com a qual von Trier chega aos personagens e os explora até o último fio de cabelo.

Reconheço que falar de filmes alegres é mais fácil – as pessoas geralmente não querem saber de filmes tristes, com a certeza do choro. Mas alguns dramas realmente valem a pena, e este é um deles. A comidinha que fiz para combinar tem muito mais a ver com a ideia do longa. Pensando nas ondas que levam a plataforma de Jan e o trazem de volta quebrado, fiz mini bolinhos de duas cores, que lembrassem (ainda que vagamente) a ondulação do mar.

As forminhas são para bundts, dos quais já falei aqui. Não usei colorantes porque: não como comida azul, e acho que os colorantes só devem ser usados em casos bem específicos (o red velvet, um macarron, etc.) O bolo branco é de manteiga e a marrom é um brownie delicioso, super saboroso e meio puxa-puxa. Além disso, acho que o visual ficou bonitinho, e qualquer um poderá limpar as lágrimas do filme enquanto devora um destes.

MINI BUNDTS DE MANTEIGA E BROWNIE

Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cocção: 30 minutos
Tempo de esfriamento: 1 hora
Tempo total: 2 horas

Ingredientes

Brownie:
160g de chocolate (usei ao leite mesmo)
¼ xícara de manteiga
¼ xícara de açúcar mascavo
1 ovo
¼ xícara de farinha de trigo

Bolo de manteiga:
½ xícara de manteiga
½ xícara de açúcar granulado
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
¼ de colher (chá) de fermento
3 e ½ colheres (sobremesa) de leite (usei de soja)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º e unte as forminhas com manteiga (como são de silicone, não usei farinha). Você pode usar forma normal de bolo e fazer uma massa só, mas então deve untar com manteiga e farinha.

Para fazer o brownie, leve o chocolate picado e a manteiga ao banho-maria em uma panelinha – que não deve encostar na água! Quando estiver quase terminando de derreter, tire do fogo e mexa sem parar, até dissolver o resto do chocolate. Deixe esfriar por 10 minutos.

Misture levemente o açúcar mascavo. Depois, acrescente o ovo e a farinha e, com uma espátula, mexa somente até incorporar. Coloque nas formas preparadas e leve ao forno por, no máximo, 15 minutos.

Enquanto os brownies assam, prepare rapidamente a massa de manteiga. Comece peneirando a farinha e o fermento em uma tigela separada. Na batedeira, misture o açúcar e a manteiga até ficar clarinho e cremoso. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Intercale a farinha com fermento e o leite, terminando com o leite.

Retire a massa de brownie do forno e já coloque a massa de manteiga por cima. Espalhe bem com a ajuda de uma espátula e leve ao forno novamente por mais 15 minutos ou até que a massa esteja douradinha. Para ter certeza, espete um palito na massa de manteiga: se sair limpo, já está bom.

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Receita via Rasa Malaysia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s