Panquecas com raspas de limão e chocolate | Encantada

A falta de tempo para postar tem me deixado bem triste. Dividir o dia entre trabalho (que não tem sido pouco), mil coisas para ler (faz mais de um mês que estou lendo um livro e não cheguei nem na metade), séries (Arrow: vejam), cursos e o boy não é fácil. Não sobra tempo para quase nada.

Quase, porque cá estou eu para falar de um filme que adoro. Lançado em 2007, Encantada é mais um filme típico da Disney: uma linda princesa conhece um homem, se apaixona, canta sozinha, canta com animais e passa por desafios mágicos com a bruxa má para salvar seu relacionamento. Basicamente isso, exceto que a princesa Giselle vive suas aventuras em Nova York.

Começando como um desenho animado em sua terra mágica, Giselle conhece o príncipe Edward em uma de suas canções pelo bosque, e os dois imediatamente se apaixonam e decidem se casar – porque é isso que acontece nos contos de fadas. A rainha Narissa, invejosa do sucesso de Giselle, atrai a jovem para uma armadilha e a envia para uma realidade paralela: nosso mundo real. Confusa, perdida e com os tiques característicos de uma personagem saída dos filmes da Disney, Giselle é encontrada por Robert e sua pequena filha, Morgan.

Encantada com o vestido de bolo bufante da princesa, Morgan convence o pai a ajudá-la, levando-a para casa para cuidar de sua aparente loucura. Mas Giselle não está sozinha. Além de Chip, o fiel e divertido esquilinho que a segue por todos os lados, o príncipe Edward também vai a Nova York em busca de seu amor. Ele deve enfrentar a agora concorrência de Robert – que já conquistou o coração de Giselle – e da rainha Narissa, quando ela decide ir atrás de sua presa.

Extremamente divertido, Encantada usa os elementos de todos os filmes de princesas da Disney – os vestidos “mágicos”, as canções com animazinhos “fofos”, as situações de romance etc. – e transforma tudo em uma espécie de paródia do bem. Embora continue sendo um filme de amor, algumas pitadas inusitadas de humor fazem com que seja mais do que só um romance, e muito mais do que só uma história de princesa.

Amy Adams está absolutamente adorável como Giselle, imitando com perfeição os trejeitos das primeiras princesas do estúdio; James Marsden está divertidíssimo como o exagerado príncipe Edward, Susan Sarandon fabulosa como a rainha Narissa, e Patrick Dempsey executa o papel de seu sóbrio Robert com eficácia. Ah, claro, e nós temos o sempre vilão Timothy Spall como o ajudante mau Nathaniel.

Para casar com essa comédia, decidi que as panquecas seriam perfeitas. Primeiro, porque queria fazer uma segunda edição de panquecas, menos tradicionais do que aquelas que fiz. Decidi, então por umas panquecas com raspas de limão e chocolate. Segundo, porque talvez não existe coisa mais tipicamente norte-americana que essas panquecas, assim como as princesas da Disney, que representam com fidelidade (ou, melhor dizendo, foram as principais fundadoras) a mentalidade das jovens modernas. Encontrar um homem que as faça felizes, como se isso não fosse possível de se fazer sozinha. Giselle é, também, uma quebra desse paradigma. Ela busca o amor, mas é independente, uma verdadeira heroína.

Para essas panquecas com raspas de limão e chocolate, peguei a receita de um blog chamado Half Baked Harvest, que comecei a seguir não faz muito tempo. Apesar dos títulos das receitas terem três linhas, são bem fáceis de fazer. Troquei o buttermilk por leite de soja por causa do maridão – que não pode com lácteos – e simplifiquei um pouco. Ficaram incríveis! Inclusive, guardei o resto da massa para o dia seguinte na geladeira com plástico filme e continuou perfeita. Só esperar esquentar um pouquinho antes de jogar na frigideira 😉

PANQUECAS COM RASPAS DE LIMÃO E CHOCOLATE

para 03 pessoas
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de frigideira: 10 minutos
Tempo total: 20 minutos

Ingredientes

Massa:
1 xícara de farinha de trigo
¾ xícara de farinha de aveia
2 ¼ colheres (chá) de fermento
¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras de leite de soja (pode ser normal)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
2 colheres (sobremesa) de manteiga derretida
2 colheres (sobremesa) de mel
1/3 xícara de chips de chocolate ou chocolate picado (usei Lindt 70%)
raspas da casca de um limão pequeno

Calda:
½ xícara de mel
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

Antes de mais nada, derreta a manteiga no microondas e deixe esfriar. Em uma tigela grande, misture os ovos, o leite, a baunilha, a manteiga, o mel e as raspas do limão. Bata bem com um fouet. Adicione as farinhas, o fermento e o sal, e misture bem só até ficar homogêneo. Acrescente as gotas de chocolate, misture e reserve a massa de 10 a 15 minutos.

Enquanto isso, faça a calda: numa panelinha, misture todos os ingredientes a fogo baixo e mexa até incorporar o sabor da baunilha no mel. Retire do fogo e mantenha aquecido envolvendo a panela tampada com um pano.

Em uma frigideira pequena, coloque uma colher de manteiga e esquente-a bem. Com uma concha, coloque a primeira porção de massa na frigideira e espere até aparecer bolhas em toda a superfície para virar. Se quiser, pode jogar mais chocolate em cima da massa quando for fazer a panqueca. Só não fiz isso porque não tinha mais hehehe.

Sirva as panquecas imediatamente com a caldinha de mel ainda quente. Se quiser, pode decorar com frutas também (que eu também não tinha em casa).

E bom apetite!

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Receita adaptada do Half Baked Harvest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s