Sanduíche de presunto e queijo | Harry e Sally

Quantas vezes você já não pensou: como esse gênero de filme nasceu? Bem, alguns têm raízes que podem ser traçadas desde primeiro filme do mundo, aquele do trem, como é o caso do drama. Já outros parecem que nasceram com o próprio Cinema, pois há infinitos exemplares de uma mesma vertente, como as comédias românticas. Honestamente, não saberia dizer qual foi “a primeira”, mas certamente uma das mais importantes é essa da qual falo hoje: Harry & Sally – Feitos Um para o Outro. Ok, certamente não é o filme mais bem sucedido em termos de bilheteria, mas é inegável que se transformou em clássico absoluto para os que vieram depois dele.

Lançado em 1989 – e dirigido por Rob Reiner – a história se concentra nos personagens-título: Harry Burns e Sally Albright. Os dois se conhecem quando terminam a faculdade e Sally dá uma carona até Nova York a Harry que, então, namorava sua melhor amiga. Acompanhamos como os personagens se reencontram várias vezes aqui e ali, enquanto tentam achar sucesso na vida amorosa e profissional. Até que, um dia, Harry e Sally se encontram por acaso e se tornam melhores amigos.

A premissa do filme é que um homem e uma mulher nunca poderiam ser amigos – opinião de Harry – pois o sexo sempre entra no meio do caminho. Apesar de discordar, Sally admite que, com o tempo, se envolve mais do que imagina com o amigo. Isso te lembra algo? Talvez, 500 Dias com Ela? Ou, melhor… todos os filmes de comédia romântica que vieram depois? É claro que, para nós, é um mais-do-mesmo infinito. Mas cada vez que vejo o filme tenho a sensação de que eles foram os precursores das dúvidas dos relacionamentos modernos.

Enfim, acho que não preciso dizer como o filme termina – afinal, é uma comédia romântica. Se alguém por acaso nunca assistiu, deveria. Não só por ser um exemplar interessante e bem feito, mas consigo pensar em pelo menos mais dois motivos: 1) você vai ver que é possível achar o Billy Cristal – aquele apresentador engraçado do Oscar – bonito e 2) a cena do restaurante. Quer dizer, esse seria o motivo um, mas era para dar mais carga dramática. Além disso, a Carrie Fisher interpreta a melhora amiga de Sally. Star Wars, cara!

A cena do restaurante é, sem dúvida, uma das mais clássicas do Cinema. Harry e Sally estão em um restaurante conversando sobre orgasmos. Obviamente, Harry acha que uma mulher nunca poderia fingir um orgasmo, muito menos com ele e Sally aponta que ele deve ter passado por isso, mas que é impossível dizer. O resto, é preciso assistir. Acontece que, nessa exata cena, a Sally está comendo um sanduíche de presunto. E eu amo sanduíche de presunto. Ainda mais se estiver com queijo derretido. É, eu amo um misto quente.

Nada mais justo, portanto, do que publicar uma receita delicinha de um misto quente – não que realmente precise, mas acho que tenho que manter o padrão – feito do meu jeito, com alguns dos meus ingredientes favoritos. Escolhi um pão integral de semolina incrível. Ah, por sinal, eu usei uma sanduicheira, mas é possível fazer em um grill ou na frigideira – se bem que derreter queijo na frigideira é sempre aquele desperdício de queijo.

SANDUÍCHE DE PRESUNTO E QUEIJO (MISTO QUENTE)

para 01 pessoa
Tempo de preparo: 2 minutos
Tempo de frigideira/sanduicheira: 8 minutos
Tempo total: 10 minutos

Ingredientes

100g de presunto magro
100g de queijo gruyère
manteiga
pão

Modo de preparo

Passe generosas quantidades de manteiga nas duas fatias de pão e faça a lá pão na chapa. Separe as fatias de presunto e coloque o queijo por cima. Se não tiver sanduicheira, é possível grelhar os pedaços de queijo até começarem a derreter. Para comer queimando os dedos, antes que o queijo esfrie…

Não tem nem como ser mais fácil do que isso.

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s