Bolinhos de cenoura com chocolate | Stardust

Fantasia, ficção científica, romance, magia, ação e aventura, tudo em um único lugar – ou filme. Poucas são as produções que abarcam tantos gêneros da Sétima Arte e podem se gabar de serem boas. Felizmente, de tempos em tempos surge uma que se encaixa perfeitamente nessa categoria. E é o filme que comento hoje: Stardust – O Mistério da Estrela. Baseado no livro homônimo de Neil Gaiman, que infelizmente ainda não li, a história tem elementos para agradar o público de qualquer idade ou gênero sexual.

A história é sobre um garoto simples chamado Tristan Thorn (que, curiosamente, significa Tristão “Espinho” e é interpretado pelo desconhecido, porém ótimo, Charlie Cox) que mora numa pequena e provinciana aldeia chamada Muro. Ela tem esse nome pois é obviamente circundada por todos os lados por uma muralha que separa o mundo “real” do mundo mágico de Stormhold.

Acontece que Tristan, trabalhando como balconista, não consegue sustentar o sonho de se casar com a bela e aristocrática Victoria (Sienna Miller) – que, além de desprezá-lo, tende a cair nos braços do ricaço Humphrey. Um dia, tentando conquistar o amor de Victoria com um piquenique noturno, Tristan vê uma estrela cadente, e promete que irá trazê-la de presente a Victoria se ela prometer se casar com ele (o que ela obviamente aceita como um desafio para o pobre menino).

Tristan sai, então, em busca daquela estrela. O que ele não esperava é que a estrela caída é, na verdade, uma pessoa! Desconcertado com a ideia, mas ainda resolvido, ele decide aprisionar a estrela, que por acaso se chama Yvaine (a belíssima Claire Danes, que ganhou em mim uma fã depois desse filme) e tentar levá-la de volta a Muro. Mas Tristan tampouco contava que outra pessoa estava à procura da estrela.

A bruxa Lamia (Michelle Pfeiffer inspiradíssima) e suas duas irmãs precisam do coração de jovens estrelas para continuarem imortais. Paralelamente, o rei de Stormhold, à beira de morte (em uma ponta de Peter O’Toole), dá uma caça ao tesouro aos seus sete filhos (cujos nomes são Primus, Secundus etc.): aquele que encontrar o colar de rubi, símbolo da casa real, será o futuro rei de Stormhold.

Temos, assim, a história principal de Tristan e Yvaine, que se desenrola com a crescente admiração de um pelo outro, Lamia tentando encontrá-los e os príncipes em busca do colar. Não preciso dizer que as três histórias se cruzam, criando situações inesperadas, divertidas, assustadoras e incrivelmente bonitas. Afinal, Stardust é exatamente aquilo que comentei no primeiro parágrafo: uma bela mistura de vários gêneros. E é um filme que amo desde a primeira vez que vi e nunca me cansarei de assistir.

Com roteiro escrito pelo próprio Neil Gaiman, fica difícil achar algo ali que não tenha sido devidamente explicado – é tudo redondinho. Mas não vou tirar o mérito do diretor Matthew Vaughn (responsável pelos também ótimos Kick Ass e X-Men: Primeira Classe), cujo estilo gosto bastante. Sabem quando tudo encaixa em um filme? Trilha sonora, fotografia, história, elenco? Ah… o elenco! Além da ponta de Peter O’Toole, há ainda Mark Strong, Jason Flemyng e Rupert Everett como príncipes, Henry Cavill como Humphrey e Ian McKellen como o narrador. Preciso dizer mais? Ah, preciso: uma ponta especial – e, sem dúvida, o ponto alto do filme, de Robert De Niro.

Para homenagear esse filme lindo, decidi inventar um doce. Há pouco tempo não resisti e comprei duas forminhas de gelo de silicone em forma de estrela e de coruja. Bem, elas não poderiam ser mais apropriadas. Aproveitando o gancho mágico do filme – e lembrando que stardust significa “pó de estrela” – resolvi fazer pequenos bolinhos nessas formas. A receita do muffin de cenoura tinha aqui fazia tempo, nem lembro de onde – mas suspeito que do Technicolor Kitchen. Tudo com chocolate fica melhor, certo? Lógico. E, para finalizar, os sprinkles por cima que, na minha ideia de fantasia, fazem referência ao pó de estrelas.

BOLINHOS DE CENOURA COM CHOCOLATE

rende 35 bolinhos
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cocção: 20 minutos

Tempo de montagem: 10 minutos
Tempo total: 50 minutos

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
160g de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de iogurte natural
2 ovos
½ xícara de óleo
1 e ½ xícaras de cenouras raladas (1 cenoura e meia)
manteiga para untar
Confeitos (escolhi os de bolinha bem pequena)
Chocolate para derreter (usei uma mistura de ao leite e meio-amargo da Hersheys, e um Lindt 70%)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º. Rale as cenouras do lado grosso e separe. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e reserve. Em outra, misture o óleo, o iogurte e os ovos. Junte os ingredientes das duas tigelas e misture só até incorporar. Acrescente a cenoura e mexa com um garfo. Não pode misturar muito, senão a massa fica dura.

Transfira a massa para as forminhas que você quiser, untadas com manteiga. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que dourem. Deixe esfriando em uma grade. Depois, derreta o chocolate em uma tigela de vidro completamente seca, de 30 em 30 segundos no microondas. Quando só sobrar uns pequenos pedaços de chocolate sem derreter, mexa com uma colher para terminar o processo.

Mergulhe uma metade dos muffins no chocolate e jogue os sprinkles por cima. Vá enfileirando em uma bandeja forrada com papel manteiga. Quando estiverem todos prontos, leve à geladeira por pelo menos meia hora para o chocolate firmar. E pronto!

Facinho, facinho, hein? E posso falar? Fica uma delícia! A massa de iogurte é um diferencial. Faz e me conta!

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Atualização: a receita foi mesmo adaptada do Technicolor Kitchen 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Bolinhos de cenoura com chocolate | Stardust

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s