Sanduíche de brie com geleia de damasco | O Quarteto

Existem alguns filmes que não são exatamente os melhores do mundo, mas são um colírio para os olhos, e uma alegria para a alma. O filme de hoje é assim. O Quarteto, dirigido pelo veterano Dustin Hoffman – um ator de quem gosto muito – conta, de uma maneira doce, parte das vidas dos moradores de um asilo. Notem que não é um asilo comum, mas uma casa de repouso para músicos aposentados. Quem me deu a dica foi uma tia, que também adora filmes sobre música.

Encontramos, então, uma variedade de personagens – muitos deles músicos de verdade – que devem conviver nesse espaço comum, lidar com os egos uns dos outros e tentar não perder aquilo que fez deles profissionais consagrados. Algumas cenas mostram os músicos praticando ópera, outras ensaiando com seus instrumentos uma sonata ou, em outros, apenas improvisando. Para quem gosta de filmes “musicais” (entre aspas, porque não é um musical de fato), esse é um exemplo do qual gostei bastante.

Delicado, com uma história leve, O Quarteto centra suas atenções em quatro personagens principais. Uma delas é a diva Jean Horton que, ao chegar à residência, hostiliza os moradores e é, de certo modo, desprezada por eles – exceto por três grandes admiradores, que tentam convencê-la a que se juntem novamente para o pequeno show que fazem todo fim de ano. Esse pequeno concerto arrecada a verba necessária para a residência continuar de pé.

Com um ótimo elenco, que conta com grandes nomes da televisão e do cinema britânico (entre eles Dame Maggie Smith, Sir Tom Courtenay, Michael Gambon e Pauline Collins), o filme tem diálogos divertidos e mostra, ainda, uma palhinha do que esses profissionais ainda são capazes de fazer. É uma homenagem bonita tanto ao gênero da ópera e da música erudita quanto aos atores e músicos que participam dele.

Para combinar com essa sessão da tarde, nada mais justo do que uma comidinha leve e igualmente deliciosa. O ingrediente “estrela” dessa receita é a geleia de damasco, porque, em determinado momento do filme, um dos personagens recebe um pote dessa geleia, e quando assisti, me deu uma lombriga infinita hahaha!

O sanduíche foi feito em um pão de cacau – comprado numa padaria aqui do lado de casa – que tem um sabor meio amargo, meio doce, mas que não chega a ser enjoativo. Na verdade, é muito bom. De recheio, queijo brie com a geleia e, para dar um tchans, cebola caramelizada. Posso não ser modesta? Ficou maravilhoso! E o que é fácil de fazer não tá nem escrito. Quer dizer, escrito tá. Se liga:

SANDUÍCHE DE BRIE COM GELEIA DE DAMASCO

para 01 pessoa
Tempo de preparo da cebola: 10 minutos
Tempo de montagem: 5 minutos

Tempo total: 15 minutos

Ingredientes

½ cebola
2 colheres (sopa) de shoyu
½ colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de azeite
1 pão para sanduíche de sua escolha
½ queijo brie
2 colheres (sopa) de geleia de damasco

Modo de preparo

Primeiro, pique a cebola em fatias finas. Em uma panela, coloque a colher de azeite e refogue a cebola fatiada em fogo alto, até que comece a ficar douradinha. Em seguida, diminua o fogo para o mais baixo que tiver.

Adicione o shoyu e o açúcar, mexa e deixe cozinhando por 15 minutos – mexendo de 5 em 5 minutos – até o shoyu ter evaporado completamente. Claro que, se você achar que a cebola está muito branquinha, pode acrescentar mais, mas essa quantidade foi perfeita para mim.

Enquanto a cebola está no fogo, parta o pão ao meio e corte a metade do queijo em fatias, dispondo-as no pão. Espalhe a geleia generosamente sobre o queijo e, quando a cebola estiver pronta, coloque-a ainda quentinha por cima da geleia.

Fácil, sim ou com certeza? Ridiculamente fácil, e um almoço ou lanche ridiculamente delicioso. Foram mordidas que eu gostaria que nunca tivessem terminado!

Ficou com lombriga também? Faz e me conta!

Beijos, e até o próximo post!
🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s